top of page

O Cearense e o Carioca

  • onordestino
  • 12 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

O Carioca e o Cearense se assemelham bastante,porém com costumes diferentes; se não vejamos: o Cearense presa muito pelo cavalheirismo e o Carioca também. Embora,com Cultura e hábitos diferenciados. Até no sotaque são parecidos. tendo em vista que ambos no modo de falar puxam o “ x” e ficam com aquele chiado nas pronúncias.


O povo Carioca é acolhedor,simpático ,inteligente e o Cearense também. A diferença maior fica por conta das oportunidades, talvez seja esta a razão dos cearenses escolherem a Cidade Maravilhosa, para viver ,trabalhar e constituir família. Mas Apesar dos pesares o Cearense é humilde e vive para servir, dependendo de cada Município do Estado do Ceará. Há em todo o Estado uma linguagem regional, o povo Carioca igualmente tem sua linguagem local, carregada de gírias;tipo: “ tá manero”, quer dizer está bom.


O Rio de Janeiro é o segundo Estado mais Nordestino do Brasil, o primeiro é São Paulo.

Aqui Severinos, “Chica” e Franciscos, são muitos e convivem pacificamente em harmonia com todos, sem serem discriminados em razão da cor, raça, credo ou classe social. O Carioca, enfim se identifica muito com o jeito cearense de ser. O termo carioca vem do Tupi e quer dizer: “Casa de Branco”, em outras Culturas essa palavra tem o mesmo significado.


Nós Cearenses estamos em todos os lugares do mundo e em especial no Rio de Janeiro,aonde aqui encontramos um ótimo acolhimento e a chance que de crescermos como pessoa e profissionalmente . Eu, Ximeninho a exemplo, busquei a minha colocação; primeiro: servir,foi a minha opção; e a forma de como servir. Quando aqui cheguei,ainda muito jovem, fui trabalhar no ramo de bares, aonde aprendi de tudo um pouco nesta área. Mas a minha paixão pelas artes falou mais alto e paralelamente ao ramo de restaurantes montei grandes peças teatrais, como o grande sucesso internacional, intitulado: “Brasil ponta a ponta” e outras.


Na minha rede de Restaurantes Os Ximenes procuro oferecer o melhor da culinária, com variedades no cardápio, melhor atendimento, preço justo da comida, sempre caseira e das bebidas, tem me tornado muito popular.


Eu, como disse acima sou muito popular, mas há outro Cearense em igual condição trata - se do Antônio do Belmonte. Tanto eu quanto ele somos pessoas idôneas, qualificadas, mas há um diferencial. Eu ,como artista que sou jogo muito em cima da minha popularidade,que é o meu eu, ou melhor é o jeito de ser e de agir.


Já o Antônio do Belmonte busca o Carioca do seu jeito. Alguém me pergunta o que acho dele, em resposta, digo: “O Antônio do Belmonte é muito inteligente e capacitado e tem qualidades de trabalho de forma especial na conquista do povo carioca, tanto ele, quanto eu temos esse privilégio.” Mas é importante frisar que nós nos tornamos utilidade pública de serventia pública acolhedora no conceito do povo carioca.


Para encerrar deixo aqui a minha mensagem aos meus conterrâneos da Cidade de Groaíras, aonde estou construindo com as graças de Deus, o Santuário de Jesus ,que dentro em breve estarei inaugurando a Casa de Oração, a primeira peça exigida por Jesus, de onde haverá uma grande romaria.


Aos meus clientes da Rede de bar e restaurantes Os Ximenes, afirmo e reafirmo o meu prazer em acolhê-los oferecendo melhores condições nos produtos, atendimento, e muita cordialidade”.

Comments


bottom of page