top of page

Nordeste pode ganhar Ferrovia Turística, ligando o litoral


O Nordeste pode ganhar uma Ferrovia para ligar todo litoral da região. Essa nova proposta está em discussão e promete transformar o Turismo e o transporte na região Nordestina. A princípio, a iniciativa está batizada de Transnordestina Turística. O projeto visa conectar Teresina ( PI)a Salvador (BA),passando pelo Delta do Parnaiba e por diversos destinos litorãneos do Nordeste.


A proposta foi revelada pelo Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas. De acordo com o Governador, o trem de passageiros tem o potencial de fortalecer o turismo em toda localidade, promovendo integração entre os estados e oferecendo uma alternativa de transporte sustentável e atrativa: “ todo mundo ganha, e você passaria a trabalhar o turismo não só no Ceará e na Bahia,mas sim,o turismo no Nordeste Brasileiro. Então seria um baita ganho “,afirmou o Governador.


Alternativas em estudo.



Outra possibilidade levantada é o uso da atual Ferrovia Transnordestina, originalmente destinada ao transporte de cargas. Elmano sugere a adição de vagoês de passageiros aos comboios de carga,aproveitando a estrutura já existente. Porém, desafios como a baixa velocidade do trem de carga ( máxima de 80 km/h)e necessidade de paradas frequentes podem limitar a eficiência para passageiros. Atualmente, as obras da Ferrovia Transnordestina estão 62% concluidas,com orçamento de 15 bilhoês de reais e previsão de entrega em 2027.


O sucesso do projeto dependerá de um esforço conjunto entre os estados Nordestinos, o Governo Federal e investidores privados. Estudos de viabilidade devem definir se a Ferrovia será construida do zero ou adaptada a partir da estrutura existente da Transnordestina.

Comentários


bottom of page