top of page

Maria Bonita, a primeira mulher a integrar um bando de cangaceiros

  • onordestino
  • 10 de out. de 2024
  • 1 min de leitura


Maria Bonita, mulher de Lampião, foi a primeira mulher no Brasil a integrar um grupo de cangaceiros. Ela nasceu no dia 17 de Janeiro de 1910,em Malhada do Caiçara, atual município de Paulo Afonso, Estado da Bahia.


Maria Bonita era filha de José Gomes de Oliveira e de Maria Joaquina Conceição de Oliveira. Sua história é marcada por seu relacionamento com o “ rei” do Cangaço, Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião. Maria se tornou companheira do Cangaceiro em meados da década de 1930. No entanto sua vida no Cangaço foi curta,mas intensa. E chegou ao fim ao falecer em 28 de julho de 1938 em uma emboscada da polícia junto com Lampião e seu grupo. Seus corpos foram decaptados e expostos ao público em Maceió,capital do Estado de Alagoas.


A história de Maria Bonita se tornou um símbolo de resistência feminina e de luta contra a opressão. É uma figura importante na História do Brasil, e, cujo a memória é preservada até hoje.


Em tempo: Maria Bonita era conhecida por sua beleza e personalidade forte. Era uma mulher independente e não se submetia as regras tradicionais da sociedade.

Comentarios


bottom of page