top of page

Luiz Gonzaga Guardava Tesouro de Lampião

  • onordestino
  • 7 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Uma faxina ocasional no Parque Asa Branca, antiga residência do cantor e compositor Luiz Gonzaga, em Nova Exú,no sertão do Araripe, Estado de Pernambuco, resultou na descoberta de um tesouro capaz de despertar a cobiça de qualquer colecionador.


Guardados em malas e em um baú, cobertos de poeira estavam objetos que compunham a indumentária de um bando de cangaceiros. Embora seja cedo para afirmar, há boas razões para crer que roupas, armas e adereços encontrados alí pertenceram a Lampião, o mais notório bandoleiro do Nordeste.


Foram encontrados um baú, quatro malas e vários sacos de náilon de 60 quilos contendo objetos típicos do Cangaço. Todos de boa qualidade e em quantidade surpreendente. Para se ter uma ideia do tamanho do acervo, se fosse para formar um bando hoje, daria para vestir 6 cangaceiros exatamente como eles se trajavam no início do século passado e ainda restariam armas e outros adornos avulsos. Falando apenas em armamentos, no sótão do Parque Asa Branca havia 9 carabinas winchester, calibre 44,arma de fabricação norte-americana que os cangaceiros chamavam de “ Papo Amarelo “, todas com bandoleiras ( Correias para pendurar no pescoço),enfeitadas com moedas do século 19.


Nem a poeira, nem o tempo comprometeram a beleza dos cantis, feitos de cabaça ou de lata de óleo, com correias em couro trabalhado, usados para transportar água e cachaça: das cartucheiras e 120 espécie de mochilas que os cangaceiros levavam a tiracolo. As roupas encontradas são todas de brim marrom, tipo traje de campanha; deviam cozinhar no vento. Para acompanhá-las, estavam as luvas de couro e os indispensáveis chapéus. O masculino, naquele modelo inconfundível, quebrado, com dobras na frente e atrás e enfeitado com estrelas. O feminino, feito de massa, em cor azul suave e com poucos adornos.


O antigo, mais curioso, talvez por ser único, com coroa de couro, enfeitado com taxas de metal, que sugere que o dono do mesmo, seja tratado com distinção. A quem pertencia, não dá para afirmar. Porém se evoca a lembrança de um rei, mesmo que seja do Cangaço. Na parte interior da tampa do baú estava afixado um cartaz, com uma impressionante recomendação; nele o nome do coronel, Cornélio Soares, advertindo o povo de Serra Talhada( PE), para que não deixassem de nas futuras eleições, votarem no Sr. Agamenon de Magalhães, para Governador de Pernambuco. A foto do político estava estampada bem no meio do panfleto, tornando ainda mais significativo o tesouro guardado a 7 chaves pelo Rei do Baião.


Enquanto nenhum especialista aparecer para verificar o material encontrado ,as peças permanecem guardadas em local seguro .


O Parque Asa Branca foi transformado em uma ONG.

Commentaires


bottom of page