Lençóis maranhenses ameaçados por especulação imobiliária
- onordestino
- 5 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

A velocidade com que estão destruindo o que resta de intocado ( virgem) do litoral brasileiro choca. A especulação imobiliária que castiga o litoral do extremo oeste do Estado do Ceará, ficam as últimas praias não ocupadas do Estado. Em seguida, outro litoral virgem, o do Estado do Piauí, foi a vitima da vez : Cajueiro da Praia, na mesma localidade, até pouco tempo atrás era uma Vila de Pescadores, hoje, sob o controle de uma facção criminosa ( que pichou árvores da praia, e muros de casas),cujo a especulação que ali impera tornou-se caso de policia dada a violência empregada por investidores que decidiram que a área é deles; igual ao que aconteceu no distrito de Trindade, no Estado do Rio de Janeiro. No entanto nem os governos do Ceará, Piauí e Rio de Janeiro tomaram qualquer medida apesar de várias denúncias de crimes ambientais. Agora quem está ameaçado são os Lençóis Maranhenses.
Vale lembrar que os Lençóis Maranhenses pertencem a uma área formada pelo maior campo de dunas do Brasil, salpicado por Lagoas e cercado por uma imensa restinga, além de manguezais. Este é um dos locais mais lindos da Costa brasileira, e de uma fragilidade imensa. Porém especuladores imobiliários estão querendo construir no local ,na zona de amortecimento do Parque, um imenso condomínio ,o que para os ambientalistas é impensável, não fosse o cinismo, a ganância de empreendedores irresponsáveis.
Com o avanço da especulação imobiliária, sobrou apenas ainda “ Prestíno (virgem),o litoral do Estado do Maranhão, e os litorais dos Estados do Pará e do Amapá, em razão do imenso e intransponível manguezal que os protege. Assim, daqui há 60 ou 70 anos ,conseguiremos arruinar quase toda a zona costeira do nosso Brasil. Vale ressaltar que até a década de 1950, foram as capitais e as grandes cidades, as vilãs, cujo a época, o nosso litoral abrigava só os nativos Caiçaras.
Comments