Grupo Folclórico Fulô de Araça
- onordestino
- 5 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

A dança sempre foi um importante componente cultural da humanidade e sua origem é anônima, passando de geração prá geração durante um longo período do tempo.
O folclore Brasileiro é riquíssimo em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região, e estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas,fatos históricos.
Foi com esse objetivo que em 2018 foi criado por amantes do folclore e da cultura popular no município do Conde; terra de quilômbos e do povo tabajaras, no litoral sul do Estado da Paraíba. O grupo folclórico fulô do Araçá, por onde passa arrasta multidões, amantes da cultura popular e do folclore Brasileiro.
Detentor de várias premiações regionais e nacionais, o grupo é uma referência em termo de dança e cultura popular do Estado da Paraíba.
Uma dança, um estilo por meio da música

O gênero é uma das maiores tradições do norte e nordeste e chegou no Brasil na década de 40. Luiz Gonzaga, o rei do baião foi responsável por apresentar o estilo por meio de música ao país “forro do Mané vito” que caiu no gosto popular.
Com o tempo, o forró ganhou novas vertentes, como o Baião, quadrilha, xote, forró universitário, piseiro, piadinha e muitos outros, apesar das diversas variações, todas tem fortes influências regionais sobre o cotidiano e a cultura local.
O dia 13 de Dezembro é celebrado o dia nacional do forró, em homenagem a data de aniversário do rei do baião Luiz Gonzaga, nascido em Exú, no sertão de Pernambucano, em 1912. A data oficial foi instituída por iniciativa da Deputada Federal Luiza Erondina, autora do projeto que foi sancionado em 2005.
Em 2021, o forró foi reconhecido como patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o gênero recebeu a nomeação por suas expressões culturais, caracterizadas como sendo um registro das celebrações, lendas, músicas, costumes, tradições e danças populares da região.
Comments