top of page

Edgard Roquette Pinto, o pai do Rádio no Brasil

Edgard Roquette Pinto, pioneiro da Rádio- difusão no Brasil

Edgard Roquette Plnto (1884-1954),é considerado o pai da radio- difusão no Brasil. Ele foi o mentor desse grande meio de Comunicação e Educação. E ,neste aspecto, fundou e dirigiu a pioneira Rádio Sociedade RJ, atual Rádio Mec, em 1923,na qual doou a mesma para o Governo Federal. A música Popular Brasileira deve muito a esse pioneiro da Comunicação, cujo a fase áurea do Rádio, conhecida “ época de ouro”,revelou muitos artistas, cantores, comunicadores e atores de Rádio teatro ,principalmente nas radios Nacional, fundada em 1936 e Tupi, em 1935.


Em 1934, Edgard Roquette Pinto fundou a Rádio Escola Municipal do Rio de Janeiro, atual Rádio Roquette pinto, que opera na frequência de 94.1 fm. Teve ainda a versão AM em 630 KHz, que foi tirada do ar na década de 80, no Gestão do Governador do Estado do RJ, Marcelo Alencar.


Roquette Pinto foi médico, professor, antropológo, etnólogo e escritor. Em 1917 publicou um grande clássico da antropologia brasileira, “ Rondônia”,fruto de sua participação no projeto Rondon.


Em tempo: as Rádios Nacional e Tupi não foram fundadas por Roquette Pinto



Morreu o Rei do Brega da Feira de São Cristovão


Gilberto Costa e Edson Wander: amigos há mais de 40 anos.

Edson Wander, conhecido como o Rei do Brega da Feira de São Cristóvão nos deixou em 24 de outubro de 2024,de ataque cardíaco, após passar uma semana internado em um hospital, em Volta Redonda, interior do Estado do RJ. Ele passou mal em Maricá, também no Estado do RJ, onde morava e foi socorrido por amigos e levado para uma UPA, da Cidade e depois transferido para a “ Cidade do Aço”


Edson Wander era Pernambucano de Nascimento, mas carioca de criação, tendo chegado ao Rio ainda jovem e logo foi morar com seus familiares na Ilha do Governador.

Filho de família rica, O Rei do Brega foi casado com a irmã do cantor Paulo Sérgio e resolveu seguir a carreira artística: gravou como cantor a música “ Areia no meu caminho”, seu maior sucesso,de Evaldo Brega, que foi lançado por ele,algum tempo depois.

Edson Wander tinha 79 anos e estava em plena atividade, fazendo Shows e gravando programa de televisão.


Ano passado ele se envolveu em uma polêmica ao afirmar ser pai do também cantor Eduardo Costa, que curiosamente se chama: Edson Wander.


Esse era o nosso eterno Rei do Brega, que vai deixar muita saudade, mas seu legado musical será eterno.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page