A cidade de Granja, região norte do Estado do Ceará está entre as 10 maiores cidades produtoras de pó de cera de carnaúba do país, segundo dados do IBGE. Granja produz 1.045 toneladas do produto que é utilizado na fabricação da cera de carnaúba. Esse elemento é tão importante para o Estado, que figura até na bandeira do ente federativo. Além do município de Granja, outras cidades Cearenses também se destacam no ranking Nacional, dentre elas: Comocim ,com 897 toneladas do produto, seguida de Coreaú, com 490 toneladas; Santana do Acaraú, que produz 470 toneladas, fecha o quarteto dos municípios que mais produziram no ano de 2023.
De acordo ainda com o Instituto que fez a pesquisa, 6 outras cidades do Ceará completam a lista da 10 maiores produtoras de pó e cera de carnaúba do Brasil; são elas: Groaíras ( 62 toneladas); Itarema, 59 ; Sobral, 52;Morrinhos 49; Cariré, 20;Pacatuba,18 e Caucaia, 9 toneladas.
Toda região exporta mais de 60 milhões em dólares em cera de carnaúba.
O pó da carnaúba é utilizado na produção de cera, que é bastante utilizada em frutas, para que ela ( a fruta) fique lizinha, sendo um produto orgânico. A manga por exemplo recebe uma camada de cera, que a deixa mais bonita. Além disso, a cera também é usada na fabricação de cosméticos, e, é ainda matéria-prima na fabricação de remédios, embalagens e até chips de celulares. Durante o período de safra ,a carnaúba gera 90 mil empregos em todo o Estado na sua cadeia produtiva.
O nome científico da carnaúba é: Carpernicia prunifera, a árvore recebe este nome, que na mitologia Tupi, se traduz como” árvore que arranha “
Comments