Ceará e Pernambuco buscam resolver divergência de território
- onordestino
- 5 de fev.
- 1 min de leitura

A disputa territorial entre os Estados do Ceará e Pernambuco, envolvem os municípios na Região da Serra dos Nogueiras, entrou em novo capítulo com os dois Estados se unirem para tentar resolver o impasse de forma pacífica.
O conflito, que remonta a uma mudança feita pelo IBGE ( INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFRIA E ESTATÍSTICA)entre os anos de 2.000 e 2.007,só foi identificado em 2.002,quando a Justiça Eleitoral notificou o Município de Salitre, no Estado do Ceará sobre alteração nas seções eleitorais de votação, que passaram a ser associadas ao Município de Ipubi, Estado de Pernambuco.
O Prefeito de Salitre, Rondilson Ribeiro (PT), descreve a situação como :" um constrangimento à época " uma vez que, por se tratar de uma divisa entre Estados, a Prefeitura buscou auxílio no Governo do Estado do Ceará, contudo, o problema vai além do Município de Salitre, conforme aponta um estudo do IPECE (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará),que abrange uma área de 773 km2,afetando diretamente a contabilidade populacional e consequentemente, os critérios para repasses financeiros aos Municípios da região.
A mudança na divisa resultou no deslocamento de 344 km 2 do Ceará para Pernambuco, e em 429 Km 2 de Pernambuco para o Ceará. Esse rearranjo gerou distorções na alocação de recursos federais, impactando negativamente os Municípios afetados.
Em Salitre, os moradores da Serra dos Nogueiras( fica entre os dois Estados)continuam sendo atendidos pelos serviços públicos do Município Cearense, mas a contagem da população foi direcionada para o Município pernambucano de Ipubi, o que compromete a distribuição de verbas como o FPM( Fundo de participação dos Municípios),principal fonte de renda da Cidade.
Comments