top of page

35 anos sem Luiz Gonzaga no dia da Cultura Nordestina

Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, orgulho do Nordeste Brasileiro, paixão do Brasil.


Morto em 02 de agosto de 1989, Gonzagão, como também era conhecido fez escola na música Regional do Brasil. Ele é precursor do Baião, rítimo que criou Junto com seu parceiro Umberto Teixeira, um advogado, natural do Estado do Ceará. Luiz era Nascido em Pernambuco, em uma cidade do interior, que faz divisa com o Ceará, de nome Nova Exú .Filho do consertador de fole e tocador de sonfona de 8 baixos ,seu Januário, e de Dona Santana. Ele,quando jovem, com 17 aos de idade, começou a namorar uma moça, “ de família “,como dizem ,pois o pai da mesma tinha “ posses” e era contra o namoro. Gonzaga, contrariado , bebeu uns “;tragos “e foi tirar satisfação com o fazendeiro, que só não o matou, em consideração a seus pais, mas foi falar sobre as pretenções do Filho de Januário, com Dona Santana, que aplicou uma surra nele. Envergonhado, ele se mudou para Fortaleza. Lá se alistou no Exército e ficou servindo a instituição por 10 anos. Depois deu baixa e veio para o Rio de Janeiro tentar a sorte. Chegando aqui, no Rio, foi tocar nos cabarés na Lapa e na região do Estácio . Ele tocava tango, mas um grupo de Universitários, liderado pelo Ex. Ministro Armando Falcão, que era Cearense, e queria ouvir Forró. Então Gonzaga começou a tocar os rítmos Nordestinos. E a partir de então e com a parceria de Umberto Teixeira, criaram o Baião.


Aqui no Estado do Rio de Janeiro, comemora- se, no dia 02 de agosto, o dia da Cultura Nordestina.


Vários Sanfoneiros em todo o Brasil, fizeram homenagem filho de Santana e Januário.

A Feira de São Cristóvão, fez uma missa de ação e graça, para o Sanfoneiro mais famoso do Brasil. Sanfoneiros se reuniram na estátua de Gonzagão, na Feira.

Eu me orgulho de fazer parte de um livro biográfico do Rei do Baião, intitulado : “ Luiz Gonzaga o Matuto que Conquistou o Mundo “,de autoria do saudoso jornalista Gildson Oliveira.


No livro, além de mim fazem parte, diversas personalidades da Sociedade Fluminense, dentre elas: Chico Buarque, Gilberto Gil, Chico Anysio, Elba Ramalho, Jamelão, Dercy Gonçalves, Jerry Adriani, Agnaldo Timóteo, Fagner, Inezita Barroso, dentre outros.

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page